Estratégias de comercialização de alimentos a partir de redes sociais: caso formado após início da pandemia do COVID-19 em Santa Maria - RS
a case formed after the start of the COVID-19 pandemic in Santa Maria - RS
Palavras-chave:
Coronavírus, Redes Sociais, Mercados Agroalimentares locaisResumo
A pandemia causada pelo COVID-19 provocou mudanças no cenário dos mercados agroalimentares. Famílias agricultoras precisaram se adaptar às mudanças econômicas, sociais e culturais que a necessidade do isolamento social provocou. O presente artigo analisa o caso do Empreendimento “Lá de Fora”, página de rede social criada durante o cenário pandêmico, no intuito de comercializar os produtos de três produtores locais de alimentos que tiveram queda nas vendas de alguns canais de comercialização com o início da pandemia. O artigo aponta para o caráter de novidade de comercialização no empreendimento e detalha o processo de criação e sistemática de vendas de produtos alimentares disponíveis entre os produtores parceiros. A criação de cestas personalizadas e a assinatura de cestas propiciou a gênese de um quadro de fidelização dos clientes com potencial para manutenção do canal de comercialização no cenário pós-pandemia.