Construção do conhecimento agroecológico a partir das percepções dos educadores de escolas rurais da Amazônia Oriental

Autores

  • MATOS, Lucilda Maria Sousa de Embrapa Amazônia Oriental
  • ANDRADE, Josiele Pantoja de Universidade Federal Rural da Amazônia
  • BORGES, Anna Christina Monteiro Roffé Embrapa Amazônia Oriental
  • AZEVEDO, Célia Maria Braga Calandrini de Embrapa Amazônia Oriental
  • MATOS, Grimoaldo Bandeira de Embrapa Amazônia Oriental
  • KATO, Osvaldo Ryohei Embrapa Amazônia Oriental

Palavras-chave:

agroecologia, educação do campo, saberes locais, Projeto Tipitamba, Amazônia

Resumo

Este trabalho busca compreender a partir das percepções dos educadores, como a construção
do conhecimento agroecológico está sendo trabalhado na perspectiva da educação do
campo. A pesquisa foi realizada com 21 professores de escolas rurais da rede pública de ensino,
de municípios do Nordeste Paraense. Na coleta de dados utilizou-se a observação direta.
A partir da análise das narrativas provenientes das rodas de conversa, compreendeu-se que
os educadores adotam nos currículos escolares os saberes e culturas locais, promovendo a
construção coletiva do conhecimento agroecológico, e assim, alcançando uma educação do
campo.

Downloads

Publicado

2018-08-19