Observação sistemática: relação das crianças da Aldeia Salto Kripe com a água

Autores

  • RIBEIRO, Lanusse Guimarães de Castro Centro Universitário Luterano de Palmas/ NEA Unitas Agroecológica (CEULP/ULBRA)
  • MILHOMEM, Keila Barbosa Centro Universitário Luterano de Palmas/ NEA Unitas Agroecológica (CEULP/ULBRA)
  • PREVIERO, Conceição Aparecida Centro Universitário Luterano de Palmas/ NEA Unitas Agroecológica (CEULP/ULBRA)
  • MEDINA, Maria Aparecida da Rocha Centro Universitário Luterano de Palmas/ NEA Unitas Agroecológica (CEULP/ULBRA)

Palavras-chave:

educação ambiental, aprendizagem, preservação

Resumo

Desde a colonização do Brasil, o modo de vida e sobrevivência dos povos indígenas se modificou
muito. A cultura do homem branco influenciou de forma drástica a vida dos povos locais.
Tal percepção pode ser vista a partir de um recurso natural considerado sagrado para os
povos indígenas, a água. Com o objetivo de verificar a relação das crianças com a água, foi
realizado acompanhamento de ações do projeto de extensão “Cofo de Leitura”, coordenado
pela professora Maria Aparecida da Rocha Medina, cujo objetivo é desenvolver Metodologias,
técnicas de leitura e produção textual no Contexto intercultural indígena a partir de textos
orais e escritos. Os indígenas utilizam a água para higiene pessoal e recreação. Durante a
observação, evidenciou-se o conhecimento e a forte ligação com o rio por eles considerarem
a água um líquido sagrado. Foram realizadas atividades orais, com técnicas que instigaram
nas crianças a necessidade de cuidar e preservar os rios.

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Publicado

2018-08-19