Práticas educativas em agroecologia: Espaços externos como instalação pedagógica permanente
Palavras-chave:
Tecnologia social, plantas medicinais, ensino-aprendizagemResumo
Este trabalho teve por objetivo significar práticas educativas em agroecologia e quintal agroecológico
como instalação artístico pedagógica permanente, na Incubadora Tecnológica de
Cooperativas Populares da Universidade Federal de Viçosa (ITCP/UFV). Objetivou-se possibilitar
empoderamento e protagonismo aos atores sociais envolvidos, nas dimensões ecológicas,
econômicas, culturais e sociais, que se integram definindo as práticas de manejo agroecológico.
As principais ações desenvolvidas foram sobre vivência em práticas agroecológicas
nos mutirões, manejo e manutenção de canteiro. A ressignificação do espaço externo à ITCP
tornou-se meio de produção coletiva de conhecimentos práticos, científicos e populares para
além das áreas de ensino e extensão que já trabalham a agroecologia na UFV. Os resíduos
produzidos pela ITCP, foram transformados em utensílios para a construção do jardim, compondo
a obra final, e os resíduos orgânicos alimentaram a composteira que antecedeu os
mutirões.