Horto escolar em escola família agrícola e os diálogos com a comunidade na construção dos saberes agroecológicos
Palavras-chave:
aprendizado, interdisciplinaridade, troca de saberesResumo
Esta experiência foi baseada em observações, demonstração e construção de saberes entre
a EFA’ Serra do Brigadeiro e a comunidade do entorno no município de Ervália-MG. Através
de um relacionamento dinâmico entre escola e comunidade se foi estabelecido uma troca de
saberes com as mulheres moradoras do local. Durante os diálogos foram identificados as
plantas medicinais mais utilizadas pela comunidade, estas por sua vez, foram utilizadas na
construção dos canteiros em formatos geométricos dentro das dependências da escola, uma
colaboração significativa ao aprendizado prático dos alunos e também a comunidade, por
facilitar o acesso a uma diversidade de espécies vegetais de interesse medicinal e a valorização
do conhecimento tradicional. Para a escola os resultados foram otimização de espaços
mais harmoniosos e estreitamento do relacionamento dos pais com a escola. Conclui-se que
através desse método foi fortalecido o elo de desenvolvimento local, concebido como a junção
entre educação, comunidade e ambiente, na construção de uma sociedade a valorizar
as diversas formas de saber, isso é agroecologia, o movimento que gera saberes, movimento
que gera vida.