Agroecologia e arte no vídeo popular: reflexões sobre uma experiência da Escola de Teatro Político e Vídeo Popular do Piauí “Cenas Camponesas”
Palavras-chave:
disputa de narrativas, vídeo popular, arte políticaResumo
O texto aborda a experiência do coletivo e escola de teatro político e vídeo popular do Piauí “Cenas Camponesas”, vinculado ao Núcleo de Agroecologia e Artes do Vale do Gurguéia (NAGU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a uma rede de projetos parceiros. Abordamos especificamente, os vínculos entre a práxis audiovisual e agroecológica neste contexto, explicitando como a construção de documentários pode tornar-se um elemento fundamental da construção agroecológica e, consequentemente, da defesa dos territórios camponeses ameaçados pelo agronegócio, tanto metodológica quanto epistemologicamente. A arte documental do vídeo popular é abordada como elemento da pedagogia agroecológica, na medida em que promove a capacidade de metaforização da vida; a consciência, análise e registro crítico da realidade; e processos de informação, formação e organização das comunidades para que o direito à voz seja garantido em meio à guerra de narrativas. Por sua vez, a estética agroecológica e o diálogo de saberes são revelados como elementos da narrativa audiovisual enquanto resistência artística.