Os territórios do bem viver na proposta pedagógica do Bacharelado em Agroecologia da UFRPE

Autores

  • José Nunes da Silva UFRPE
  • Maria Virginia de Almeida Aguiar UFRPE
  • Joanna Lessa Fontes Silva UFRPE
  • Ana Sabrina Araújo Meneses BACEP-UFRPE
  • Anna Guilhermina de Abreu Pinto BACEP-UFRPE
  • Caroline da Silva Alves BACEP-UFRPE
  • Gilberto Manoel da Silva Nunes BACEP-UFRPE
  • João Pedro Moreira de Campos
  • Raul Brainer Silva BACEP-UFRPE
  • Soraya Cindcy Araújo Meneses BACEP-UFRPE
  • Thiago Moura dos Santos BACEP-UFRPE

Palavras-chave:

educação em agroecologia, transformação, territórios de vida

Resumo

Os estudos e as vivências em diferentes territórios marcam a proposta pedagógica do Bacharelado em Agroecologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco, que tem como intencionalidade a formação por alternância de bacharéis-educadores. Duas estratégias vêm sendo utilizadas no aprofundamento do olhar sobre as realidades dos territórios vividos: as Imersões na Realidade e os processos formativos desenvolvidos durante as Vivências Realidade Campo. O objetivo deste resumo é refletir como esta experiência conecta-se com uma Educação em Agroecologia voltada para a promoção de Territórios do Bem Viver. Destaca-se a importância das ações realizadas pelas/os estudantes nos territórios onde vivem e atuam, uma vez que vêm transformando tais realidades a partir de práticas que dialogam com as diferentes dimensões da Agroecologia.

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Publicado

2023-08-02