Percepção dos Estudantes sobre a Formação Técnica em Agroecologia: a experiência no IF Sudeste MG - Campus Muriaé.

Autores

  • ANTUNES, Natan C. IF Sudeste MG Campus Muriaé
  • AQUINO, Adriana M de Embrapa Agrobiologia – Seropédica-RJ
  • ASSIS, Renato L de Embrapa Agrobiologia – Seropédica-RJ
  • ESPÍNDOLA, José Antonio A; Embrapa Agrobiologia – Seropédica-RJ
  • ARAÚJO, Fabiana de C. D. Universidade Federal Rural do Rio de Janeir

Palavras-chave:

Educação em Agroecologia, Técnico em Agroecologia, IF Sudeste MG

Resumo

Há uma imensidão de iniciativas por todo o território brasileiro, com objetivos claros de um desenvolvimento
sustentável, do mesmo modo surgiu uma oferta muito grande de cursos e doutrinas
em diversas modalidades de ensino em Agroecologia. O presente trabalho teve como
objetivo analisar a percepção da formação técnica em Agroecologia de acordo com a perspectiva
dos integrantes formandos/2017 do Curso Técnico em Agroecologia do IF Sudeste
MG Campus Muriaé. Também pretendeu-se comparar as principais afirmações da escolha da
formação às práticas no âmbito da ciência Agroecologia em suas vidas. Com isso, a finalidade
foi entender de que forma o Contexto atual do ensino em agroecologia influencia a atividade
acadêmica e as futuras perspectivas profissionais dos estudantes. Aplicou-se questionário
semi-estruturado aos concluintes do curso com questões sobre: a escolha da Instituição; do
curso e representação; local onde vivem; idade, sexo, se pretendem seguir a área ou em que
área seguir; o que esperam desta profissão; se têm horta em casa; se participam de trabalhos
comunitários. As respostas mostram significativo entendimento sobre Agroecologia. Apesar
de poucos quererem seguir na área, muitos relataram grande valor e importância dessa formação
para si próprios e para a comunidade.

Downloads

Publicado

2018-08-19