Agroecossaberes e educação em agroecologia na microrregião de Altamira, Sudoeste do Pará

Autores

  • Carla Giovana Souza Rocha Universidade Federal do Pará
  • Maristela Marques da Silva Universidade Federal do Pará https://orcid.org/0000-0003-3911-3187
  • Simão Lindoso de Souza Universidade Estadual da Paraíba
  • Karla Alves de Carvalho Lindoso Alguimia de Minas
  • Alanne Rainer Rosa Nascimento Universidade Federal do Pará
  • Jayne Silva Quanz Secretaria Municipal de Educação de Uruará
  • Bruno Carvalho Viterbino Synergia Consultoria
  • Paulo Matheus Barbosa Marques da Silva SENAR
  • Kamila de Castro Oliveira Rocha SENAR
  • Karoline Amaral Correia Olam Food Ingredients
  • Débora Luíse Rocha de Carvalho Universidade Federal da Paraíba
  • Daniel Palma Perez Braga Universidade Federal do Pará
  • José de Alencar Sena Casa Familiar de Altamira
  • Denisson Ribeiro de Almeida Instituto Federal do Pará

Palavras-chave:

Agricultores familiares, Metodologias participativas, Escolas do campo

Resumo

Este trabalho visa relatar as experiências desenvolvidas pelo grupo Agroecossaberes organizado na Universidade Federal do Pará, Campus Altamira, com o objetivo de envolver professores e estudantes para discutir e divulgar a agroecologia no ambiente acadêmico universitário e nas escolas do campo e suas comunidades.  O grupo foi criado em 2019 por docentes e discentes da Faculdade de Etnodiversidade e Faculdade de Engenharia Agronômica, realizando atividades de extensão, ensino e pesquisa, articulados com os cursos de graduação em Licenciatura em Educação do Campo, Etnodesenvolvimento, Engenharia Agronômica e especialização em Ensino de Ciências. Utilizou-se diferentes metodologias para divulgar e debater experiências de agroecologia desenvolvidas na região, através de oficinas participativas, ciclos de debates em agroecologia, implantação de uma unidade demonstrativa tipo mandala, e preparação de material didático.

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Publicado

2023-08-20