Ater agroecológica no sertão do são francisco baiano: contribuições na formação de estudantes e extensionistas para os processos de intervenção sociotécnica
Palavras-chave:
Metodologias participativas, extensão rural, agroecologiaResumo
O presente trabalho teve como objetivo analisar a participação de estudantes de graduação
e extensionistas e seus processos formativos no Projeto de Assessoria Técnica e Extensão
Rural - ATER Agroecológica coordenados pelo Serviço de Assessoria Social a Organizações
Populares em parceria com o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada no
Território do Sertão do São Francisco Baiano. O envolvimento dos estudantes do Núcleo de
Pesquisa e Estudos Sertão Agroecológico - UNIVASF se deu em 2015 e envolveu as atividades
de planejamento e execução dos diagnósticos participativos em comunidades rurais de
4 municípios e envolveu aproximadamente 400 famílias. A participação dos estudantes em
conjunto com os extensionistas aponta para a multidimensionalidade dos processos formativos
destes sujeitos. A vivência de experiências práticas, concretas, com sujeitos e problemas
reais, sobretudo fundadas em concepções dialógicas e participativas, proporcionam aprendizagens
que extrapolam os limites da formação universitária.