Caminhos para uma educação agroecológica
Palavras-chave:
agroecologia, escola do campo, práticaResumo
A Agroecologia está fundamentada no diálogo com o conhecimento popular - científico, além de ter no movimento da dialética a compreensão da coevolução entre natureza e sociedade, fazendo frente as crises da modernidade, desenvolvendo propostas coletivas que transformem as relações de dependência em processos emancipatórios de autonomia dos sujeitos. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi relacionar as experiências potenciais do diálogo pedagógico das escolas do campo com os princípios da agroecologia. A metodologia proposta, assume os princípios da pesquisa qualitativa. Buscamos refletir sobre o potencial da formação docentes em Agroecologia como ferramenta pedagógica para integrar parte do currículo escolar, instigando um diálogo entre a teoria – prática - reflexão. Portanto, a Agroecologia pode desempenhar um papel relevante no contexto educacional, confiante para uma compreensão ampla e holística da interação entre os seres humanos e o meio ambiente.