Água e pedagogia do oprimido: processo de investigação de temas geradores na agroecologia

Autores

  • AFONSO, Lucas do Amaral Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRuralRJ
  • PIRES, Cássio de Almeida Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRuralRJ; GAE - Grupo de Agricultura Ecológica

Palavras-chave:

Conflito ambiental, água, temas geradores, assentamentos, luta

Resumo

Este trabalho é um relato de atividades desenvolvidas no projeto de curso da FIOCRUZ, cujo
público alvo foram moradores de áreas rurais de municípios do Norte Fluminense, no estado
do Rio de Janeiro. A partir de uma necessidade de sistematizar conceitos e categorias determinados
pelas educandas moradoras do assentamento Francisco Julião, trabalhou-se a
Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire e a questão da falta de água no assentamento. Sabe-
se que o conflito ambiental é uma realidade vivida nessa região, onde existe um problema
materializado na falta e na qualidade da água, tanto por conta do consumo, quanto pelo saneamento.
Há leis que determinam que a água e o saneamento básico são fatores fundamentais
humanos, ou seja, as pessoas deveriam ter acesso para sobreviverem. Nesse sentido, surge
o questionamento da eficiência pedagógica de “temas geradores” para se incitar a reflexão
social, cuja luta pelo acesso à água constitua parte das demandas vigentes do meio.

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Publicado

2018-08-19