Uso da Meliponicultura como Ferramenta na Educação Ambiental

Autores

  • LACERDA, Dayane Cristine de Oliveira Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS
  • MONTENEGRO, Moacir Leal Universidade Federal da Paraíba
  • MEDEIROS, Marcos Barros Universidade Federal da Paraíba
  • MARTINS, Celso Feitosa Universidade Federal da Paraíba
  • SILVA, Rayana Vanessa Alves Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Ensino, Meliponíneos, Polinização

Resumo

A polinização realizada pelas abelhas, apesar do seu relevante benefício à sustentabilidade
dos agroecossistemas, não é um conhecimento disseminado em escolas, e ainda pouco
vislumbrada na Educação Ambiental. Objetivou-se difundir a importância das abelhas sem
ferrão (ASF), buscando relacionar o serviço de polinização realizado pelas abelhas com os
ciclos da natureza. Aproveitando o público que visita o Projeto Meliponários Didáticos, sediado
no Viveiro Municipal de Plantas Nativas, da Prefeitura Municipal de João Pessoa-PB, foram
realizadas palestras para vinte e oito crianças em idade escolar, de três escolas diferentes e,
aplicado um questionário antes e após da apresentação, acerca da existência das ASF, abordando
a importância, biologia e comportamento. As respostas obtidas antes da realização da
palestra demonstraram pouco conhecimento sobre o meliponíneos e, após o término, além de
despertar curiosidade e interesse pelo conhecimento, maior compreensão da importância das
abelhas e seus benefícios.

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Publicado

2018-08-19