O estágio supervisionado da agronomia no IFPA – Campus Castanhal como espaço de aprendizagem sobre a dinâmica da agricultura familiar no Nordeste Paraense

Autores

  • DE OLIVEIRA, Laise de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
  • FERNANDES, Fernanda Paula Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
  • SOUSA, Romier da Paixão Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
  • COELHO, Roberta de Fátima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
  • SILVA, Enilton Douglas Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
  • SANTOS, Everton Hudson Castro dos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Palavras-chave:

estágio de vivência, agricultura familiar, alternativas

Resumo

O presente trabalho foi realizado com o intuito de relatar a experiência vivenciada no mês de
março de 2017 em uma propriedade localizada no município de Irituia-PA, por meio da disciplina
de Estágio de Vivência do curso de Agronomia do IFPA, Campus Castanhal. As ferramentas
metodológicas empregadas foram propostas pelo Termo de Referência (TDR), baseado
no eixo norteador Meio Biofísico e o homem. A maior parte da renda da família observada
está relacionada com a venda dos derivados da mandioca. A prática de trabalho adotada pela
família é a agricultura de corte e queima. Nesse Contexto, compreende-se a perda de vigor e
produtividade das terras utilizadas, sendo necessário alternativas e aprimoramentos do sistema
de produção, uma vez que este se encontra em crise.

Downloads

Publicado

2018-08-19