A educação na perspectiva agroecológica: o protagonismo das crianças do Movimento Camponês Popular/PA
Palavras-chave:
Infância Camponesa, Ciranda Infantil, Educação CamponesaResumo
O texto discorre a experiência desenvolvida com as crianças camponesas, através da Ciranda
Infantil, no 1º Encontro Estadual do Movimento Camponês Popular – MCP, no nordeste
paraense. Pretende socializar as reflexões sobre o processo formativo realizado com elas,
por meio dos eixos: organização, produção e luta. O objetivo da atividade foi introduzir a discussão
sobre infância, identidade camponesa e produção. O momento inicial foi destinado à
organização do espaço, onde os participantes foram estimulados à mística de representação
simbólica com os elementos do campo. Nesse sentido, uma roda de diálogo seguida de uma
visita de campo envolvendo temáticas discutidas pelo movimento, sobre produção de alimentos
saudáveis. Por fim, o debate voltou-se ao protagonismo da ciranda no MCP. Os resultados
evidenciaram a relação identitária que as crianças estabelecem com o lugar, com a cultura e
com o trabalho no campo, bem como o entendimento sobre a perspectiva agroecológica e seu
papel enquanto sujeito ativo no movimento.