Cores do solo: relação solo-ambiente e potencialidade para confecção de tintas ecológicas (geotinta)
Palavras-chave:
licenciatura em ciências agrárias, sustentabilidade, formação acadêmicaResumo
No solo, a cor se evidencia por causar impacto visual podendo apresentar tonalidades variadas, indo do claro ao escuro, indicando presença de quartzo, matéria orgânica e sesquióxidos de ferro. O objetivo foi associar conhecimentos da relação solo-ambiente com a confecção de tintas ecológicas, promovendo a inserção do projeto em escolas regionais e incentivo à licenciatura (PROLICEN), levando aos ambientes de ensino, aprendizado de importância na formação de crianças de idades de 06 a 08 anos. Para a aplicação das oficinas foram utilizadas maneiras interativas, que promovessem atenção e curiosidade dos estudantes, para isso utilizou-se slides com ilustrações autoexplicativas, solos coloridos e pinturas em rochas e práticas pinturas livres. Notou-se comportamento comunitário, com disposição a participar dos momentos, sejam eles da parte teórica através de perguntas e respostas, como da parte prática, através da produção de tintas e pinturas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.