Cores do solo: relação solo-ambiente e potencialidade para confecção de tintas ecológicas (geotinta)

Autores/as

  • Lino Garcia da Silva Neto
  • Jonas Pessoa de Melo
  • Manoel Alexandre Diniz Neto
  • Estelita Tayná Medeiros da Silva
  • Bruna Soares Neves
  • Amanda Cíntia Pinto Ferreira

Palabras clave:

licenciatura em ciências agrárias, sustentabilidade, formação acadêmica

Resumen

No solo, a cor se evidencia por causar impacto visual podendo apresentar tonalidades variadas, indo do claro ao escuro, indicando presença de quartzo, matéria orgânica e sesquióxidos de ferro. O objetivo foi associar conhecimentos da relação solo-ambiente com a confecção de tintas ecológicas, promovendo a inserção do projeto em escolas regionais e incentivo à licenciatura (PROLICEN), levando aos ambientes de ensino, aprendizado de importância na formação de crianças de idades de 06 a 08 anos. Para a aplicação das oficinas foram utilizadas maneiras interativas, que promovessem atenção e curiosidade dos estudantes, para isso utilizou-se slides com ilustrações autoexplicativas, solos coloridos e pinturas em rochas e práticas pinturas livres. Notou-se comportamento comunitário, com disposição a participar dos momentos, sejam eles da parte teórica através de perguntas e respostas, como da parte prática, através da produção de tintas e pinturas.

Publicado

2024-11-27

Número

Sección

CBA - Arte, Cultura, Comunicação Popular e Agroecologia