Ancestralidade de práticas culturais dos negros no século XVI e XIX

Autores

  • Sara Ferreira da Silva Batista
  • Laís Cordeiro de Oliveira
  • Célio Ribeiro Coutinho

Palavras-chave:

campo, cultura, dança

Resumo

No livro “Os sons dos negros no Brasil”, de José Ramos Tinhorão, observamos práticas culturais e artísticas vivenciadas por populações africanas escravizadas no país que nos possibilitam refletir sobre questões da ocupação do território e da educação do campo. Os relatos do estudioso acerca desse período sócio histórico, que marca a formação da sociedade brasileira, apontam que as pessoas escravizadas eram forçadas a trabalhar na produção de monoculturas voltadas para a agroexportação em um regime de exploração que violentava a condição humana em vários sentidos. Nesse contexto, práticas culturais e artísticas eram experienciadas como estratégias coletivas de sobrevivência e resistência. Pensando, então, nessa relação entre arte, cultura, agroecologia e educação do campo na realidade apresentada, iremos refletir sobre a importância dos primeiros registros das manifestações musicais dos negros no Brasil para o contexto atual da educação do campo tendo como fonte documental a obra mencionada.

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Publicado

2024-11-27

Edição

Seção

CBA - Arte, Cultura, Comunicação Popular e Agroecologia