O Quintal Agroflorestal Indígena como recurso didático nas aulas de Agroecologia e Extensão Rural
Palavras-chave:
agroecologia, extensão rural, conhecimento tradicionalResumo
Este trabalho relata as experiências vivenciadas no quintal agroflorestal da Comunidade Umariaçu,
no município de Tabatinga, estado do Amazonas, a partir das aulas de campo, tornando
essa área um verdadeiro recurso didático para alunos do Curso Técnico em Agropecuária
do Instituto Federal do Amazonas Campus Tabatinga. No local são vivenciadas experiências
ligadas as disciplinas de Agroecologia e Extensão, com ênfase em suas práticas e princípios.
A atividade buscou integrar o aprendizado em sala de aula com a vivência dos agricultores indígenas
no uso de sistemas tradicionais de produção, no caso o quintal agroflorestal. Durante
a experiência percebeu-se a importância do conhecimento tradicional (senso comum) para a
formação da agroecologia, bem como a disseminação das práticas agrícolas sustentáveis por
meio da extensão rural.