Identificação de temas geradores para construção participativa do Curso Técnico em Agroecologia na terra indígena Andirá-Marau, Amazonas, Brasil

Autores

  • MEDEIROS, Paulo Adelino de Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas campus Maués
  • OLIVEIRA, Anndson Brelaz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas campus Maués
  • LARA, Caroline Schmaedeck Colaboradora
  • SARAIVA, Darlane Cristina Maciel Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas campus Maués
  • SANTOS-NETO, Alcides Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas campus Maués
  • MACHADO, Danilo Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas campus Maués

Palavras-chave:

Pedagogia da alternância, Sateré-Mawé, Educação profissionalizante, Agroecologia, Educação escolar indígena

Resumo

O presente trabalho teve o objetivo de identificar possíveis soluções com base em práticas
agroecológicas para as principais problemáticas presentes nas comunidades da Terra Indígena
Andirá-Marau. A Oficina foi estruturada em dinâmicas de grupo para construir, de forma
participativa, os temas geradores do Curso Técnico em Agroecologia, que servirão como base
para a elaboração da matriz do curso, ajustando-a para a realidade local. De forma geral, foi
possível identificar as problemáticas enfrentadas nas comunidades, suas causas e consequências,
além de possíveis soluções apontadas pelos próprios indígenas. Como resultado,
temas como Drogas, Desorganização Política e Social e Desmatamento foram apontados
como mais relevantes para pautar a ementa do Curso de Agroecologia na TI Andirá-Marau.

Downloads

Publicado

2018-08-19