Tecnologias sociais e agroecologia: contribuições ao ensino aprendizagem das ciências da natureza na educação do campoTecnologias sociais e agroecologia: contribuições ao ensino aprendizagem das ciências da natureza na educação do campo
Palavras-chave:
Educação do Campo, Ciências da Natureza, AgroecologiaResumo
Este trabalho teve por objetivos resgatar tecnologias sociais (TS) apropriadas a agroecologia
e analisar seu potencial no ensino aprendizagem das Ciências da Natureza, na Educação do
Campo. A pesquisa foi realizada no curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade
Federal de Viçosa - UFV e na Escola Família Agrícola Puris (EFA). A coleta de dados
se deu por meio de pesquisa bibliográfica, consulta a documentos, observação participante,
caderno de campo e entrevistas. As TS foram correlacionadas aos conteúdos das Ciências da
Natureza, previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Verificou-se que as TS estão presentes
nos processos de ensino aprendizagem em ambos espaços educativos. Na Licenciatura
as TS são temas geradores em aulas de Ciências da Natureza ou surgem como atividade
complementar em cursos e oficinas de capacitação, enquanto que na EFA, estão presentes
nos instrumentos da alternância e nas disciplinas técnicas, sendo adotadas algumas vezes
nas disciplinas das Ciências da Natureza. Foi possível verificar que as TS favorecem a interdisciplinaridade,
a apropriação de conceitos fundamentais e o interesse e motivação dos (as)
educandos (as).