Curso agroecologia e cidadania: uma experiência de formação por alternância no Nordeste Paraense, Brasil
Palavras-chave:
jovens agricultores, tempo escola, tempo comunidade, construção coletiva do conhecimentoResumo
O artigo mostra aspectos do curso Agroecologia e Cidadania, ministrado em regime de alternância,
na Escola de Formação para Jovens Agricultores de Comunidades Rurais Amazônicas
(ECRAMA), município de Santa Luzia do Pará, Nordeste Paraense. O curso é uma
iniciativa da Rede Bragantina de Economia Solidária Artes e Sabores, em parceria com instituições
públicas e organizações não governamentais. As atividades são divididas em tempo
escola e tempo comunidade. O público alvo são jovens agricultores de comunidades rurais
do Nordeste Paraense. Objetivando contribuir para o avanço do processo de desenvolvimento
local sustentável, bem como a capacitação dos agricultores e agricultoras familiares, para
que conduzam com eficiência a gestão dos agroecossistemas nos estabelecimentos familiares,
bem como nos empreendimentos associativos da Rede Bragantina e na difusão de boas
práticas de economia solidária nos municípios. Em 2016 foram realizados quatro módulos
de tempo escola e em 2017 estão previsto 5 módulos, um a mais que em 2016. Os módulos
presenciais do tempo escola adotam estratégias pedagógicas variadas, incluindo círculo de
cultura, construção de trajetórias e relatos de experiências. As atividades do tempo comunidade
complementam os conteúdos teóricos, incorporando elementos da realidade vivenciada
pelos treinandos em seus estabelecimentos, comunidades e territórios.