Experiências Pedagógicas de Extensão Universitária em Agroecologia no Ensino Básico

Autores

  • MONTALVÃO, Stéphanie Gomes Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • FULY, Lynna Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • FIRMO, Heloisa Teixeira Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Ensino Formal, Horizontalidade Pedagógica

Resumo

O presente artigo tem como objetivo expor os potenciais e desafios das atividades voltadas
para a educação agroecológica no ensino básico na Escola Municipal Tenente Antônio João
localizada na cidade do Rio de Janeiro, realizadas no Projeto MUDA Mutirão de Agroecologia
UFRJ. Acredita-se que o ato de educar é via de mão dupla onde ambas as partes contribuem
para a construção do saber, com isso, entende-se pedagogia como uma forma de proporcionar
ambientes de ensino-
aprendizagem horizontal, isto é, onde o saber do estudante é
sobrevalorizado na construção do conhecimento. O termo ecopedagogia faz referência às
Metodologias de ensino ditas planetárias ou para a sustentabilidade. Os métodos pedagógicos
aplicados são pautados na participatividade, interdisciplinaridade, dialética e materialidade
da ação. Ao final são comentados os desafios e Resultados, englobando as dificuldades e
ganhos em trabalhar de forma horizontal e cooperativa.

Downloads

Publicado

2018-08-18