Empoderamento e protagonismo estudantil: organização da Semana de Agroecologia para o fortalecimento do Curso de Agroecologia no IFS - Campus São Cristóvão

Autores

  • SANTOS, Dayane de Jesus Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe - Campus São Cristóvão
  • NASCIMENTO, Mateus Ferreira do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe - Campus São Cristóvão
  • SANTOS, Marcio Eric Figueira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe - Campus São Cristóvão
  • COSTA, Josefa Paula Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe - Campus São Cristóvão
  • ARAÚJO-PIOVEZAN, Talita Guimaraes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe - Campus São Cristóvão

Palavras-chave:

educação, juventude, agroecologia, pertencimento

Resumo

A presente experiência resultou do desenvolvimento das ações de empoderamento e pertencimento
de estudantes através do CAAP – Centro Acadêmico de Agroecologia Ana Primavesi,
para o, então, fomento do curso Superior de Tecnologia em Agroecologia do IFS – Campus
São Cristóvão. Para o diagnóstico de reconhecimento utilizou-se aplicação de Metodologia
Rápida Participativa (DRP), com intuito de avaliar a IV SAGROECO – Semana de Agroecologia
do IFS, nesta edição, organizada por estudantes.Foi utilizada a ferramenta entrevista
semiestruturada, realizada com a participação de 04 estudantes do Curso Superior de Tecnologia
em Agroecologia, 1 técnico do NEA – Núcleo de Estudos Agroecológicos do IFS e
participantes do evento. O relato dos participantes possibilitou a identificação de possíveis
soluções para os problemas ocorridos no evento e o planejamento coletivo das futuras ações
de valorização do curso e controle da evasão escolar.

Downloads

Publicado

2018-08-18