A extensão universitária como mediadora do aprendizado sobre práticas agroecológicas: reflexões a partir da interação entre acadêmicos da Universidade Federal do Oeste do Pará e os educandos da Escola Comunitária Casa Familiar Rural de Belterra-PA
Palavras-chave:
Educação do Campo, Agroecologia, Formação profissionalResumo
Neste trabalho apresentamos o processo de interação de saberes teóricos e empíricos a partir
da experiência de extensão universitária vivenciada por acadêmicos do curso de Agronomia
da Ufopa junto à Escola Comunitária Casa Familiar Rural- CFR de Belterra, PA. A atividade de
extensão na CFR ocorreu na forma de monitoria, por meio de aulas teóricas e práticas, e teve
como objetivo discutir com os educandos os princípios agroecológicos para serem norteadores
de ações nas dependências da escola e nos estabelecimentos agrícolas. Nas atividades
práticas, buscou-se formas alternativas de produção de acordo com os insumos disponíveis
nos estabelecimentos agrícolas dos educandos. Durante o período de monitoria foram realizadas
oficinas sobre técnicas de adubação e confecção de adubos usando substratos orgânicos
de baixo custo, uso de métodos alternativos de controle de pragas e doenças, e a implementação
de uma horta com intuito de complementar a alimentação fornecida na escola.