“Tecendo Saberes Agroecológicos”: uma experiência de Educação, Saberes e Sentidos

Autores

  • SILVA, Luciana F. Projeto Assentamentos Agroecológicos-NACE-PTECA/ESALQ-USP
  • RAYMUNDO, Maria Henriqueta. A Projeto Assentamentos Agroecológicos-NACE-PTECA/ESALQ-USP
  • PORTUGAL, Simone Projeto Assentamentos Agroecológicos-NACE-PTECA/ESALQ-USP
  • SORRENTINO, Marcos Projeto Assentamentos Agroecológicos-NACE-PTECA/ESALQ-USP

Palavras-chave:

Agroecologia, Processo Educacional, Formação de Formadores

Resumo

O presente artigo busca contribuir com o debate sobre formação de formadores e de adultos
em espaços não formais. A experiência aqui relatada refere-se a um curso desenvolvido no
Contexto do Projeto Assentamentos Agroecológicos - ESALQ/USP, na região do Extremo Sul
da Bahia, denominado “Formação de Formadores: Tecendo Saberes Agroecológicos”. Ele envolveu
agricultores(as), professores(as) de escolas do campo, agentes de saúde, lideranças
comunitárias, representantes do poder público municipal, dos municípios de Porto Seguro, Belmonte
e Santa Cruz Cabrália. A partir da Metodologia Alfabetização Agroecológica Ambientalista,
criada pelo Laboratório de Educação e Política Ambiental - OCA, o curso buscou fomentar
vínculos de cooperação entre as famílias que vivem nos pré-assentamentos e a comunidade
local, a fim de ampliar o olhar sobre o mesmo território e a percepção dos desafios e possibilidades
que envolvem os processos de transição agroecológica. Os deslocamentos e os sentidos
produzidos na interface Educação e Agroecologia são elementos principais de análise.

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Publicado

2018-08-18