Mulheres no ensino agrícola: desafios enfrentados pelas estudantes de origem rural para permanecerem em uma escola técnica no interior de Mato Grosso
Palavras-chave:
direito à educação, desigualdade de gênero, empoderamento, formação técnicaResumo
O estudo teve como objetivo diagnosticar as principais dificuldades e desafios das estudantes de origem rural em acessar e permanecer no ensino técnico agrícola. Para isso, entre os meses de maio e junho de 2023 foi feita a pesquisa de campo com uso de questionário semiestruturado com perguntas abertas e fechadas, tendo como público alvo jovens estudantes do ensino médio (1 ao 3º ano) integrado Técnico em Agropecuária do IFMT – Campus Confresa. Das 90 alunas matriculadas no curso, 58 participaram da pesquisa, onde a maioria (66,7%) os pais possuem propriedades em áreas de assentamento na região. Estas veem no ensino técnico agrícola uma oportunidade de formação e busca de melhorias nas condições de vida e trabalho na terra, porém como ainda é um território tradicionalmente masculino, muitos desafios surgem nesse caminho, dentre os quais destacamos principalmente desigualdade na oferta de vagas nas residências, preconceito, dificuldade em conseguir estágio.
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