Mulheres no ensino agrícola: desafios enfrentados pelas estudantes de origem rural para permanecerem em uma escola técnica no interior de Mato Grosso
Keywords:
direito à educação, desigualdade de gênero, empoderamento, formação técnicaAbstract
O estudo teve como objetivo diagnosticar as principais dificuldades e desafios das estudantes de origem rural em acessar e permanecer no ensino técnico agrícola. Para isso, entre os meses de maio e junho de 2023 foi feita a pesquisa de campo com uso de questionário semiestruturado com perguntas abertas e fechadas, tendo como público alvo jovens estudantes do ensino médio (1 ao 3º ano) integrado Técnico em Agropecuária do IFMT – Campus Confresa. Das 90 alunas matriculadas no curso, 58 participaram da pesquisa, onde a maioria (66,7%) os pais possuem propriedades em áreas de assentamento na região. Estas veem no ensino técnico agrícola uma oportunidade de formação e busca de melhorias nas condições de vida e trabalho na terra, porém como ainda é um território tradicionalmente masculino, muitos desafios surgem nesse caminho, dentre os quais destacamos principalmente desigualdade na oferta de vagas nas residências, preconceito, dificuldade em conseguir estágio.
Downloads
Published
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.