Práticas agroecológicas para o fortalecimento da identidade indígena na Comunidade Tapuya Kariri

Autores

  • SOARES, Sabrina Kelly Nogueira Falcão Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • COSTA, Maria Edivânia da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • NASCIMENTO, Vera Araújo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • FONTENELE, Pedro Adeodato Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • OLIVEIRA, Isamara Souza de Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • SILVA, Fernando Oliveira da Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Palavras-chave:

Comunidade Tradicional, Cultura Local, Sustentabilidade

Resumo

Na perspectiva de socializar experiências oriundas de ações extensionistas, o presente trabalho
vem articular ações de intervenção de enfoque agroecológico que contemplam práticas
sustentáveis voltadas a atender alunos(as) da Escola Rural Indígena Tapuya Kariri, localizada
no Município de São Benedito, Ceará. O objetivo é fortalecer processos identitários da cultura
tradicional, a partir da adoção de práticas agroecológicas em Contextos produtivos e sociais,
como veículo na conservação de espécies nativas e do solo da região, além de incentivar o
uso de recursos localmente disponíveis na comunidade. O itinerário metodológico do projeto
apoiou-se em quatro ações estratégicas que permitiram realizar práticas de implantação e
manejo de minhocário para produção de húmus e adubação verde com incentivo ao uso de
recursos endógenos, práticas que valorizam e resgatam a cultura local.

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Publicado

2018-08-17