Práticas agroecológicas para o fortalecimento da identidade indígena na Comunidade Tapuya Kariri
Palavras-chave:
Comunidade Tradicional, Cultura Local, SustentabilidadeResumo
Na perspectiva de socializar experiências oriundas de ações extensionistas, o presente trabalho
vem articular ações de intervenção de enfoque agroecológico que contemplam práticas
sustentáveis voltadas a atender alunos(as) da Escola Rural Indígena Tapuya Kariri, localizada
no Município de São Benedito, Ceará. O objetivo é fortalecer processos identitários da cultura
tradicional, a partir da adoção de práticas agroecológicas em Contextos produtivos e sociais,
como veículo na conservação de espécies nativas e do solo da região, além de incentivar o
uso de recursos localmente disponíveis na comunidade. O itinerário metodológico do projeto
apoiou-se em quatro ações estratégicas que permitiram realizar práticas de implantação e
manejo de minhocário para produção de húmus e adubação verde com incentivo ao uso de
recursos endógenos, práticas que valorizam e resgatam a cultura local.