Epistemologia agroecológica e coprodução do saber: diálogos a partir de Paulo Freire, Sevilla Guzmán e Hans Jonas
Palavras-chave:
agroecologia, dialética da conscientização, marcos teóricos, metodologia participativaResumo
O pensamento agroecológico é aqui interpretado a partir da dialética da conscientização, proposta por Paulo Freire e dos marcos teóricos propostos por Eduardo Sevilla Gúzman e Hans Jonas. O objetivo deste trabalho foi demonstrar como esses referenciais teóricos auxiliam na compreensão da Agroecologia enquanto ciência e estimular, de forma participativa, o debate epistemológico num contexto de formação agroecológica. Tal debate foi realizado em uma disciplina de projeto da Universidade Federal de Viçosa, que tem como objetivo construir o evento agroecológico Troca de Saberes. O exercício realizado em aula demonstrou a pertinência do entrecruzamento das teorias para interpretar o pensamento agroecológico, pois evidenciou que todos os marcos teóricos da Agroecologia transitam entre denúncias e anúncios. A estratégia pedagógica utilizada também se mostrou pertinente, pois permitiu que conhecimentos prévios dos participantes passassem por um processo de reelaboração e de aprofundamento.
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