Epistemologia agroecológica e coprodução do saber: diálogos a partir de Paulo Freire, Sevilla Guzmán e Hans Jonas

Autores/as

  • Rodrigo de Souza Ferreira
  • Irene Maria Cardoso

Palabras clave:

agroecologia, dialética da conscientização, marcos teóricos, metodologia participativa

Resumen

O pensamento agroecológico é aqui interpretado a partir da dialética da conscientização, proposta por Paulo Freire e dos marcos teóricos propostos por Eduardo Sevilla Gúzman e Hans Jonas. O objetivo deste trabalho foi demonstrar como esses referenciais teóricos auxiliam na compreensão da Agroecologia enquanto ciência e estimular, de forma participativa, o debate epistemológico num contexto de formação agroecológica. Tal debate foi realizado em uma disciplina de projeto da Universidade Federal de Viçosa, que tem como objetivo construir o evento agroecológico Troca de Saberes. O exercício realizado em aula demonstrou a pertinência do entrecruzamento das teorias para interpretar o pensamento agroecológico, pois evidenciou que todos os marcos teóricos da Agroecologia transitam entre denúncias e anúncios. A estratégia pedagógica utilizada também se mostrou pertinente, pois permitiu que conhecimentos prévios dos participantes passassem por um processo de reelaboração e de aprofundamento.

Publicado

2024-11-26

Número

Sección

CBA - Construção do Conhecimento Agroecológico