Disputas na construção do conhecimento da agroecologia: a práxis de educadoras-pesquisadoras da educação do campo

Autores

  • Cleide Maria de Souza
  • Joice Marielle da Costa Moreira
  • Maria Lucimar Matos de Lucena
  • Nara Lopes de Melo

Palavras-chave:

escola do campo, cooptação da agroecologia, cosmovisões, práxis transformadora

Resumo

A Agroecologia, campo do saber em disputa por concepções, vem sofrendo tentativas de cooptação pelo sistema capitalista, que visa transformá-la em ferramenta para acumulação de capital. Os conhecimentos em Agroecologia construídos a partir da concepção da Educação do Campo constituem importantes estratégias de enfrentamento à lógica mercadológica de cooptação da agroecologia e da exploração da classe trabalhadora. Para que o enfrentamento seja efetivo, é necessário que os saberes historicamente construídos pelos sujeitos sejam efetivamente compreendidos como conhecimento, a partir de suas cosmovisões e compondo as epistemologias da Agroecologia. Assim, a Agroecologia continuará se efetivando enquanto ciência, luta e prática, em um movimento de práxis transformadora.

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Publicado

2024-11-26

Edição

Seção

CBA - Construção do Conhecimento Agroecológico