Identificação das plantas medicinais em uma escola na Baixada Fluminense e a fitoterapia popular

Autores/as

  • Cristiane Rosa Magalhães CEFET
  • Esther Ribeiro de Santana Silva CEFET
  • Larissa da Silva Fagundes CEFET
  • Athus Martins Salgado do Amaral CEFET
  • Julio Cesar Santos da Silva CEFET
  • Marcela Santos Ferreira CEFET
  • Adriane Sarti Gonçalves CEFET

Palabras clave:

cuidados populares, fitoterapia na escola, etnobotânica

Resumen

Em tempos remotos as plantas consistiam em um valioso, senão único, recurso terapêutico para a melhora de sintomas de diversos males, fazendo-se inferir, mais tardiamente, a presença de substâncias farmacologicamente ativas nas espécies utilizadas.  A despeito da predominância do uso de medicamentos sintéticos, iniciado com processo de industrialização, fragmentos do uso das plantas medicinais ainda permanecem em nossa sociedade, seja por costume ou pela necessidade. A fitoterapia consiste em um campo de estudo voltado para o uso terapêutico das plantas, incluindo a etnobotânica, que explora as práticas populares de cuidado.  O presente trabalho foi realizado a fim de melhor conhecer, resgatar e valorizar parte desses saberes populares, e assim contribuir para esse ramo da fitoterapia. Para tal, foi realizado um levantamento de espécies de plantas medicinais presentes na área externa de uma escola pública no município de Nova Iguaçu.

Publicado

2024-11-26