Identificação das plantas medicinais em uma escola na Baixada Fluminense e a fitoterapia popular
Palavras-chave:
cuidados populares, fitoterapia na escola, etnobotânicaResumo
Em tempos remotos as plantas consistiam em um valioso, senão único, recurso terapêutico para a melhora de sintomas de diversos males, fazendo-se inferir, mais tardiamente, a presença de substâncias farmacologicamente ativas nas espécies utilizadas. A despeito da predominância do uso de medicamentos sintéticos, iniciado com processo de industrialização, fragmentos do uso das plantas medicinais ainda permanecem em nossa sociedade, seja por costume ou pela necessidade. A fitoterapia consiste em um campo de estudo voltado para o uso terapêutico das plantas, incluindo a etnobotânica, que explora as práticas populares de cuidado. O presente trabalho foi realizado a fim de melhor conhecer, resgatar e valorizar parte desses saberes populares, e assim contribuir para esse ramo da fitoterapia. Para tal, foi realizado um levantamento de espécies de plantas medicinais presentes na área externa de uma escola pública no município de Nova Iguaçu.
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