A Casa Familiar Rural de Boa Vista do Ramos: experiências sobre a Pedagogia da Alternância na formação profissional do Técnico em Agroecologia

Autores

  • OLIVEIRA, Elenilson Silva de Instituto Federal do Amazonas
  • GLÓRIA, Célia Rejane Correa Instituto Federal do Amazonas
  • BICHARA, Iara Vanessa Mafra Instituto Federal do Amazonas
  • PASSOS, Maria das Graças Serudo Instituto Federal do Amazonas

Palavras-chave:

agroecologia, pedagogia da alternância, educação do campo

Resumo

Este artigo relata a experiência da Pedagogia da Alternância e sua contribuição na formação
da 1ª Turma de Técnicos em Agroecologia, da Casa Familiar Rural de Boa Vista do Ramos,
no estado do Amazonas. A pesquisa qualitativa considerou-se pela necessidade de observação
e análise documental. O Instituto Federal do Amazonas e parceira com a ARCARFAR-
-Amazonas e outras instituições promoveram o curso através do PRONATEC que garantiu a
formação profissional de trinta alunos entre 16 a 62 anos de idade. Agricultores, pescadores,
extrativistas, jovens e mulheres que perceberam na educação do campo a oportunidade de
se qualificar profissionalmente, mas com um projeto discutido com o envolvimento do público
alvo, e principalmente com a proposta da pedagogia da alternância. A experiência trouxe a
concepção de educação e de mundo, além vivenciar que as políticas públicas para o campo
são de fato um desafio e que as conquistas inspiram a construção e continuidade das ideias.

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Publicado

2018-08-23