Caracterização do mercado consumidor de farinha de mandioca no município de Capanema, Pará
Palavras-chave:
Mandioca, Produto complementar, Produto substituto, ComércioResumo
Este trabalho teve como objetivo caracterizar e analisar a dinâmica do mercado consumidor
de farinha de mandioca no município de Capanema, Pará. O trabalho foi feito por meio de
entrevistas realizadas entre os meses de fevereiro a março de 2016 na cidade de Capanema.
Foram aplicados 138 questionários semiestruturados com perguntas objetivas e subjetivas,
que englobavam fatores socioeconômicos e o comportamento dos consumidores quanto ao
consumo de farinha. O mercado consumidor de farinha de Capanema se caracterizou por
sua elevada exigência quanto à higiene do local de comercialização, porém apresenta desinteresse
sobre aspectos que abrangem a produção da farinha. O estudo permitiu concluir que
o mercado consumidor de farinha capanemense precisa buscar melhorias tanto na produção
como na comercialização do produto, principalmente no que diz respeito aos atributos ligados
diretamente à higiene da farinha, como o código de barra, a inspeção SIF, a validade, o rótulo,
dentre outros. O consumidor possui o hábito de comprar o arroz como substituto para a farinha
e como produto complementar utiliza a carne bovina.