Pedagogia de alternância e a produção agroecológica em escola do campo

Autores

  • Jhennyfer Mariana da Silva Santos
  • Derllany Sanyelle Torres Oliveira
  • Cristiane da Costa Lima
  • Carlos Jardel Araújo Soares
  • Diogo Herison Silva Sardinha

Palavras-chave:

agroecologia, EFAs, ensino, produção sustentável

Resumo

A presente pesquisa relacionou os conceitos da Agroecologia, Educação do Campo e Pedagogia de Alternância no ensino formal em Escola Familiar Rural - EFAs. O objetivo geral foi compreender a importância da agroecologia na formação dos discentes, do Curso Técnico em Agropecuária da Escola Casa Familiar Rural “Vivendo a Esperança”, e no desenvolvimento sustentável da produção do campo de suas comunidades. Como metodologia, utilizou-se do método qualitativo por meio da aplicação de questionários como instrumento de coleta de dados, seguida da análise de conteúdo de Bardin (2011). Os sujeitos pesquisados foram 20 alunos matriculados e frequentes em turmas de 2º e 3º anos do Ensino Médio. Na conclusão, observa-se a conexão entre os conceitos e princípios agroecológicos com a educação do campo e de como a Pedagogia de Alternância propõe a relação entre o conhecimento teórico e prático, promovendo uma educação voltada à preservação ambiental por meio da produção agrícola sustentável do campo. 

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Publicado

2024-11-26