Pedagogia de alternância e a produção agroecológica em escola do campo
Keywords:
agroecologia, EFAs, ensino, produção sustentávelAbstract
A presente pesquisa relacionou os conceitos da Agroecologia, Educação do Campo e Pedagogia de Alternância no ensino formal em Escola Familiar Rural - EFAs. O objetivo geral foi compreender a importância da agroecologia na formação dos discentes, do Curso Técnico em Agropecuária da Escola Casa Familiar Rural “Vivendo a Esperança”, e no desenvolvimento sustentável da produção do campo de suas comunidades. Como metodologia, utilizou-se do método qualitativo por meio da aplicação de questionários como instrumento de coleta de dados, seguida da análise de conteúdo de Bardin (2011). Os sujeitos pesquisados foram 20 alunos matriculados e frequentes em turmas de 2º e 3º anos do Ensino Médio. Na conclusão, observa-se a conexão entre os conceitos e princípios agroecológicos com a educação do campo e de como a Pedagogia de Alternância propõe a relação entre o conhecimento teórico e prático, promovendo uma educação voltada à preservação ambiental por meio da produção agrícola sustentável do campo.
Downloads
Published
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.