Agroecologia e o princípio educativo do trabalho na educação básica

Autores

  • Saul Lomba Bulhosa Oliveira
  • Ana Paula Inácio Diorio

Palavras-chave:

emancipação, proposta educativa, escola do campo

Resumo

Esta pesquisa visa apresentar uma proposta educativa em Agroecologia construída colaborativamente tendo como eixo estruturante o trabalho como princípio educativo. Para isso, foram realizados dois encontros virtuais com uma rede de colaboradores, sujeitos que já vivenciam e/ou discutem a Educação do Campo e Agroecologia, para construir uma proposta educativa pautada nos princípios agroecológicos, e no princípio educativo do trabalho. Dessa forma, foi construída uma sequência didática contendo uma intencionalidade formativa, não só do ponto de vista pedagógico, mas político e social, e que pudesse contribuir na valorização da cultura do campo, na emancipação dos sujeitos e apontar para um novo paradigma educativo a partir das particularidades locais e das especificidades das práticas culturais dos povos, resistindo a forma organizativa dentro do modelo neoliberal e valorizando o trabalho social vivo, como produto humano e coletivo.

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Publicado

2024-11-26