Epistemologia e agroecologia na produção de teses de doutorado e dissertações de mestrado na América Latina e no Caribe: na perspectiva da educação comparada
Palavras-chave:
educação superior agrícola, desenvolvimento sustentável, agroecologia, América Latina, CaribeResumo
A presente pesquisa teve como seu objetivo geral abordar, epistemologicamente, o lugar da Agroecologia na produção de Teses de Doutorado e Dissertações de Mestrado em alguns países da América Latina e Caribe, e como objetivos específicos identificar e analisar concepções de Educação, Pedagogia e Epistemologia e sua relação com a problemática agroecológica e o desenvolvimento sustentável, além de compreender termos como Revolução Verde e o desenvolvimento da Educação Superior Agrícola nos países estudados. Também se fez necessário uma discussão acerca da Epistemologia da Educação Comparada. Foram realizadas diversas pesquisas em bases eletrônicas do Brasil e outros países e de instituições internacionais e materiais relacionados com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. Constatamos que nos países pesquisados está aumentando a importância da Agroecologia, visto que esta é essencial para um desenvolvimento sustentável. A Educação Comparada ajuda a compreender os desafios que enfrenta a Agroecologia e sua crítica aos pressupostos epistemológicos da Revolução Verde e defende uma Educação Agrícola relacionada com o Desenvolvimento Sustentável.
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