Epistemologia e agroecologia na produção de teses de doutorado e dissertações de mestrado na América Latina e no Caribe: na perspectiva da educação comparada

Autores/as

  • Adolfo R. Lamar
  • Kauany V. N. Kuchenbecker
  • Denise B. Maduro

Palabras clave:

educação superior agrícola, desenvolvimento sustentável, agroecologia, América Latina, Caribe

Resumen

A presente pesquisa teve como seu objetivo geral abordar, epistemologicamente, o lugar da Agroecologia na produção de Teses de Doutorado e Dissertações de Mestrado em alguns países da América Latina e Caribe, e como objetivos específicos identificar e analisar concepções de Educação, Pedagogia e Epistemologia e sua relação com a problemática agroecológica e o desenvolvimento sustentável, além de compreender termos como Revolução Verde e o desenvolvimento da Educação Superior Agrícola nos países estudados. Também se fez necessário uma discussão acerca da Epistemologia da Educação Comparada. Foram realizadas diversas pesquisas em bases eletrônicas do Brasil e outros países e de instituições internacionais e materiais relacionados com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. Constatamos que nos países pesquisados está aumentando a importância da Agroecologia, visto que esta é essencial para um desenvolvimento sustentável. A Educação Comparada ajuda a compreender os desafios que enfrenta a Agroecologia e sua crítica aos pressupostos epistemológicos da Revolução Verde e defende uma Educação Agrícola relacionada com o Desenvolvimento Sustentável.

Publicado

2024-11-26