Residência Pedagógica: construindo práticas agroecológicas na Educação do Campo
Palavras-chave:
agroecologia, escola, experiências, campo, alternânciaResumo
Este trabalho busca refletir sobre as contribuições do Programa Residência Pedagógica (PRP) na Educação do Campo com base nos conhecimentos agroecológicos. As atividades aconteceram em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Escola Municipal Prof.ª Lélia Leite de Faria no distrito de Santa Cruz em Santo Antônio de Pádua, RJ. O trabalho busca relatar sobre as oficinas com agricultores por meio dos diálogos de saberes que complementam a prática pedagógica. Diante do exposto, as oficinas pedagógicas em conjunto entre preceptores e residentes da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo, possuíram como base saberes e experiências agroecológicas na perspectiva da alternância. Os resultados incidiram de forma significativa a respeito da construção da identidade do campo de forma coletiva pela comunidade escolar. O estudo se baseou nos relatórios, planos de aula e de oficinas por meio da Análise Textual Discursiva.
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