Mudas que ensinam: a horta na escola orientando o agir pedagógico pelos princípios da agroecologia

Autores

  • Beatriz de Faria Alonso
  • João Victor de Brito
  • Marcelo da Silva Maia
  • Karine de Oliveira Gomes
  • André Mundstock Xavier de Carvalho
  • Larissa Sousa Campos

Palavras-chave:

agricultura sustentável, alimentação escolar, educação alimentar e nutricional, educação em saúde ambiental, serviços de saúde escolar

Resumo

A horta escolar pode funcionar como uma estratégia pedagógica eficiente para promover o aprendizado reflexivo sobre as práticas alimentares. O projeto “Mudas que Ensinam” realiza atividades educativas em uma escola de educação infantil do município de Rio Paranaíba/MG a partir do cultivo de uma horta com base nos princípios agroecológicos. A ideia é usar a agroecologia para instituir práticas alimentares saudáveis e solidárias, fomentar a organização social e ampliar o cuidado com o meio ambiente. As atividades são baseadas em uma metodologia participativa e horizontal, no diálogo e na troca entre os indivíduos como sujeitos ativos do processo ensino-aprendizagem. O trabalho também estimula o protagonismo, a curiosidade, a cooperação e o aprimoramento das habilidades cognitivas e motoras das crianças. Os resultados demonstram que o cultivo da horta agroecológica constitui-se como uma alternativa eficiente para diversificar e melhorar a qualidade da alimentação escolar.

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Publicado

2024-11-26