O giro agroecológico nas universidades catarinenses: a inserção da Agroecologia na Educação Superior em Agronomia

Autores

  • Adolfo Ramos Lamar
  • Carlos Odilon da Costa
  • Vanessa Dambrowski
  • Julia Coelho de Souza
  • Vilmar Urbaneski
  • Luis Enrique Aguilar

Palavras-chave:

sustentabilidade, educação, plano de desenvolvimento institucional (PDI), projetos pedagógicos dos cursos (PPC)

Resumo

Este trabalho está integrado ao projeto Observatório Iberoamericano de Estudos Comparativos em Educação: O Giro Agroecológico nas universidades catarinenses, UNICAMP e Universidad Nacional de Córdoba, Argentina, que está em desenvolvimento na Fundação Universidade Regional de Blumenau. Aqui apresentamos resultados parciais referentes a universidades catarinenses e cursos de Agronomia. Foram analisados os PDIs e PPCs dos cursos verificando a inserção da sustentabilidade e Agroecologia. Verificou-se que as IES inserem a sustentabilidade e a Agroecologia de forma multidisciplinar, não abrangendo de fato as dimensões que envolvem sustentabilidade e Agroecologia, onde predomina a dimensão ambiental sobre a social e econômica. Entende-se ainda a necessidade da recomendação da Agroecologia na Educação Superior em Agronomia como uma política pública de promoção de sustentabilidade. 

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Publicado

2024-11-26