O giro agroecológico nas universidades catarinenses: a inserção da Agroecologia na Educação Superior em Agronomia
Palabras clave:
sustentabilidade, educação, plano de desenvolvimento institucional (PDI), projetos pedagógicos dos cursos (PPC)Resumen
Este trabalho está integrado ao projeto Observatório Iberoamericano de Estudos Comparativos em Educação: O Giro Agroecológico nas universidades catarinenses, UNICAMP e Universidad Nacional de Córdoba, Argentina, que está em desenvolvimento na Fundação Universidade Regional de Blumenau. Aqui apresentamos resultados parciais referentes a universidades catarinenses e cursos de Agronomia. Foram analisados os PDIs e PPCs dos cursos verificando a inserção da sustentabilidade e Agroecologia. Verificou-se que as IES inserem a sustentabilidade e a Agroecologia de forma multidisciplinar, não abrangendo de fato as dimensões que envolvem sustentabilidade e Agroecologia, onde predomina a dimensão ambiental sobre a social e econômica. Entende-se ainda a necessidade da recomendação da Agroecologia na Educação Superior em Agronomia como uma política pública de promoção de sustentabilidade.
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