Educação decolonial, educação do campo e agroecologia: apontamentos a partir do estudo de caso das escolas de Itaguaí/RJ
Palavras-chave:
escolas do campo, educação, pedagogias insurgentesResumo
A educação do campo do município de Itaguaí/RJ sofre com a ausência de políticas públicas específicas para as escolas do campo, corroborando para a perpetuação da hegemonia econômica e cultural que constitui o processo educacional brasileiro. A partir do referencial teórico crítico, objetivamos oferecer diretrizes e ações a serem assumidas pela gestão pública de Itaguaí para escolas do campo com vistas a impactar positivamente a política educacional em seu contexto cultural e histórico, a valorização dos povos do campo, a dimensão política agroecológica nas práticas educativas e a construção de uma nova pedagogia decolonial para as escolas do campo. A metodologia adotada foi pesquisa qualitativa com a estratégia de Estudo de Caso em 03(três) escolas do campo de Itaguaí, e os sujeitos entrevistados foram professores e gestores das escolas do campo. Os instrumentos da pesquisa foram pesquisa bibliográfica, observação participante e questionários semiestruturados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.