Educação decolonial, educação do campo e agroecologia: apontamentos a partir do estudo de caso das escolas de Itaguaí/RJ

Autores/as

  • Patrícia de Oliveira Placido
  • Ana Maria Dantas Soares

Palabras clave:

escolas do campo, educação, pedagogias insurgentes

Resumen

A educação do campo do município de Itaguaí/RJ sofre com a ausência de políticas públicas específicas para as escolas do campo, corroborando para a perpetuação da hegemonia econômica e cultural que constitui o processo educacional brasileiro. A partir do referencial teórico crítico, objetivamos oferecer diretrizes e ações a serem assumidas pela gestão pública de Itaguaí para escolas do campo com vistas a impactar positivamente a política educacional em seu contexto cultural e histórico, a valorização dos povos do campo, a dimensão política agroecológica nas práticas educativas e a construção de uma nova pedagogia decolonial para as escolas do campo. A metodologia adotada foi pesquisa qualitativa com a estratégia de Estudo de Caso em 03(três) escolas do campo de Itaguaí, e os sujeitos entrevistados foram professores e gestores das escolas do campo. Os instrumentos da pesquisa foram pesquisa bibliográfica, observação participante e questionários semiestruturados. 

Publicado

2024-11-26