Os saberes agroecológicos na educação do campo: a implantação de uma horta em uma escola rural de Castilho (SP)

Authors

  • Divanir Zaffani Sant Ana Unesp - Presidente Prudente
  • Rosangela Aparecida Medeiros Hespanhol

Keywords:

Experiências de vida e ensino, Agroecologia, Escola do campo.

Abstract

A Educação do Campo busca trabalhar conteúdos e métodos das disciplinas a partir da realidade dos educandos. Este trabalho analisa os efeitos da implantação de uma horta, com base nos princípios ecológicos, por parte do diretor de uma escola do campo, em Castilho (SP), que a utilizou também para o ensino de matemática. A metodologia de pesquisa consistiu em visitas ao local e entrevista semiaberta com o diretor. A horta trouxe vários benefícios, como facilitar o ensino/aprendizagem com conteúdo que interligava o estudo e as experiências de vida dos educandos; incentivar outros professores (de geografia, ciências, português, etc.) a utilizar o espaço para ministrar as aulas; reforçar a segurança alimentar de expressivo número de pessoas, pois os alimentos colhidos na horta enriqueciam a merenda escolar, complementavam a alimentação das famílias dos estudantes, pois o excedente podia ser levado para casa, e ainda eram doados ao asilo municipal.

Published

2020-07-16