Pedagogical alternation in countryside education
educational praxis to reinforcement agroecology and peasant territorialization
Keywords:
Education; Pedagogy of Alternation; Agriculture Ecology; PeasantryAbstract
O artigo analisa a contribuição da pedagogia da alternância para o fortalecimento da agroecologia e da territorialização camponesa, a partir da experiência do curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências Humanas e Sociais (LEDOC), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Para construção do texto foram realizados estudos bibliográficos, entrevistas e participação no Fórum Nacional de Educação do Campo (FONEC). O direito à educação de qualidade tem sido, historicamente, negado aos sujeitos do campo ou indeferem às especificidades dos mesmos. A Educação do Campo resultou da luta por esses direitos, protagonizada pelos movimentos sociais e sua práxis como sujeito coletivo. É nesse contexto que a agroecologia é potencializada pela Educação do Campo, por meio da ecologia de saberes, materializada nos processos educativos construídos pela universidade e comunidades camponesas, sendo a alternância o elo desse processo, reafirmando a permanência desses sujeitos no campo.