Does the Unonventional Food Plant (UFP) label influence sensory evaluation and willingness-to-pay for Dioscorea trifida L.f.?
Keywords:
Conservação biocultural, Percepção sensorial, Plantas silvestres, Comportamento do consumidorAbstract
A avaliação sensorial de um alimento é dependente da experiência em degustar o mesmo, mas pesquisas têm evidenciado que a rotulação prévia de determinados produtos influencia na percepção de quem os consome. O estudo aqui apresentado procurou, de forma preliminar, identificar o efeito do rótulo de PANC nos atributos de avaliação sensorial e disposição a pagar da PANC Dioscorea trifida L.f. (inhame da mata roxo). Os dados foram obtidos a partir de entrevistas feitas com frequentadores de uma feira convencional no município de Maceió, Alagoas, e analisados segundo o teste estatístico de Mann-Whitney. A rotulação de PANC não interferiu nem positivamente nem negativamente nos atributos estudados (p>0,05), o que sugere que, embora não seja eficiente para agregar valor, também não tende a despertar a neofobia dos potenciais consumidores. Ainda, é necessária a reaplicação do estudo em outras localidades, para avaliar os resultados sob diferentes contextos socioculturais.